Importância das Fibras para Saúde

Importância das Fibras para Saúde

Importância das Fibras para Saúde


Fibras fazem bem para a saúde


Importância das Fibras para Saúde, se você faz ou já fez dieta alguma vez na sua vida, já deve ter ouvido falar que é importante consumir alimentos ricos em fibras, mas você sabe o que são as fibras e porque elas são tão importantes para a saúde e porque ajudam no emagrecimento?


Hoje vamos falar sobre as Fibras para que você fique por dentro de tudo e saiba quais alimentos escolher na hora de fazer a sua dieta de forma que você beneficie a sua saúde.


O que são as fibras?


As fibras são substâncias que não são digeridas pelo nosso sistema digestivo e por isso elas apenas “fazem volume” dando saciedade sem que ganhemos peso ou gordura ao consumi-las, além disso, elas também se unem às moléculas de gordura e fazem com que nosso corpo não as absorva.


As fibras têm origem vegetal e são divididas entre solúveis e insolúveis. As solúveis dão maior saciedade, já as insolúveis melhoram muito o funcionamento do seu intestino.


Funções da fibra no nosso organismo



  • Uma das suas funções é estimular a mastigação e assim nosso corpo secreta mais saliva e mais suco gástrico, ajudando na digestão dos alimentos e na absorção dos nutrientes.

  • Elas incham no estômago, assim você acaba comendo menos por ter a sensação de que seu estômago já está cheio.

  • Além disso, elas ficam mais tempo no estômago, regulando o trânsito intestinal, fazendo com que haja uma demora para esvaziar o estômago, assim, há uma maior absorção dos nutrientes e o intestino terá mais tempo para trabalhar já que o alimento chegará nele mais lentamente.

  • Como a fibra absorve muita água, ela faz com que as fezes não fiquem tão secas, assim ela ajuda mais uma vez o intestino a funcionar melhor.

  • Quando você consome alimentos ricos em fibras, a glicose é liberada mais lentamente na sua corrente sanguínea, assim seu corpo tem mais tempo de produzir insulina para digerir a glicose. Sendo assim, o consumo de fibras é ótimo para quem é diabético ou tem problemas de glicose alta.

  • As fibras insolúveis reduzem a absorção de colesterol e das gorduras pelo corpo e as fibras solúveis reduzem especificamente o colesterol ruim, ou seja, o LDL. Isso faz com que você além de emagrecer fique mais saudável porque diminuirão suas chances de ter um problema cardiovascular.


Importância das Fibras para Saúde


Quais os alimentos ricos em fibras?


As fibras insolúveis estão presentes nas frutas com casca, grãos de cereais, farinha de trigo, farelo de trigo, farelos em geral, soja, sementes e no centeio. Já as fibras solúveis estão presentes nas frutas cítricas, farelo de aveia, sementes, grão integral, maçã, farinha de aveia, ervilha, batata, farelo de cevada, aspargos, legumes e verduras.


Quanto de fibra eu preciso consumir por dia?


O ideal é que você consuma de 20 a 30 gramas de fibras por dia, podendo chegar ao limite de 35 gramas. A proporção em relação ao seu consumo diário de calorias em geral é de 10 a 13 gramas para cada mil calorias consumidas.


Apesar de a fibra ser muito boa para a saúde e bom funcionamento de todo o organismo, seu consumo em excesso pode prejudicar a absorção de cálcio e zinco, principalmente quando consumidas por idosos ou crianças.


Cardápio incluindo fibras


Abaixo listarei alguns alimentos que você com certeza consome quase todos os dias e que nem sabia que eram ricos em fibras. Essa lista facilitará a sua vida na hora de montar o cardápio da sua dieta, veja:



  • Feijão preto

  • Ervilha

  • Grão de bico

  • Lentilha

  • Batata doce

  • Goiaba

  • Maçã

  • Pera

  • Abacate

  • Brócolis

  • Milho

  • Alcachofra

  • Soja

  • Abóbora


Esses não são os únicos alimentos, mas são os mais comuns. É bom citar as frutas, todas elas são muito ricas em fibras, as que citei acima são apenas alguns exemplos das que mais possuem.


No caso da pera, maçã e goiaba, você pode consumi-las com casca, só não se esqueça de lavar muito bem lavadas.


É bom você saber que apesar de as fibras serem carboidratos, elas não fornecem energia para o corpo e não se acumulam caso sejam ingeridas em excesso, sendo assim, elas não engordam, pode consumi-las sem preocupação.


As fibras também possuem um efeito desintoxicam-te e é por isso que os alimentos ricos em fibras são os principais na hora de fazer um suco detox ou até mesmo a dieta detox. Sendo assim, elas têm o poder de ajudar seu corpo a eliminar toxinas e os famosos radicais livres.


Esses radicais livres são os principais causadores de doenças como vários cânceres. Então se você consumir a quantidade diária recomendada pelos nutricionistas de fibras você também vai estar se prevenindo contra muitos tipos de cânceres além de se prevenir contra a diabetes e o colesterol alto.


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